Cartaz 2024
Fotógrafo | Paulo Pinto / paulopinto74.blogspot.com |
Tirado de | 2024-02-15/18 |
Categorias | WRC |
Evento | Rally da Suécia |
Sub-evento | Campeonato do Mundo de Ralis |
Pista | Håkmark; Umeå Sprint ; #42 Brattby ; Norrby: Floda ; Vännäs ; Sarsjöliden ; Bygdsiljum ; Västervik |
Luzes vindas do norte!
Carros de rali, neve e gelo combinam sempre bem em fotos que uma criança ia vendo em revistas naqueles anos 80/90, é o início da história que explica Aventura na Neve.
Mas esta “aventura na neve” foi bem real. Afinal já não sou aquela criança que se encantava por fotos, mais tarde em resumos do programa “Rotações” que passava na RTP.
Depois da aventura nos bosques encantados do País de Gales, do cenário misto da Catalunha ao asfalto do Monte Carlo e o gelo do Cool de Turini. Chegar aos caminhos gelados da Escandinávia para um duro teste à resistência física. Tudo por um sonho.
Finalmente as florestas da Suécia na Região de Umeå. Os maravilhosos cenários recheados de neve e gelo de #42 Brattby, Floda, Bygdsiljum e Sarsjöliden são palco de um Rali único em que a natureza pode ser a maior amiga ou a maior inimiga dos pilotos e de quem se aventura para ver tudo isso.
No segundo dia a neve não parava de cair, chegar ao lugar pretendido era tarefa difícil pois perdia a noção da altura da neve e ficar enterrado estava á distância de um passo, por isso, tive alguma dificuldade para conseguir captar as imagens que aqui publico, no entanto lá consegui. Pelo menos tentei.
De início até terminar do Rali da Suécia conhecemos todas as classificativas que nos garantia uma passagem por cada, tempo nos troços e viagens entre classificativas tinham de ser controladas ao cronómetro e por GPS.
Terminada as etapas das mais conhecidas maravilhas naturais do Campeonato do Mundo de Rali eis Red Barn Arena em Umeå. Este local dentro da cidade é conhecido pelos três saltos finais e pelo público que se junta para assistir aos voos dos carros e pela festa do pódio de domingo.
Não posso ir a todos mas gosto muito do meu mundinho. Ele é cheio de mistérios, ideias loucas e cores misturadas.
Com tantas cores, fotografar em branco e combinar carros é só para quem tem na imaginação uma cor, fora das cores do espectro solar no qual me habituara. Assim como o olho não enxerga os sons, o ouvido não ouve as cores, mas os sons. Tento expressar o que vivi em imagens, na escrita, expressar uma cor ou uma experiência.
Escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece não caber dentro de um cartão da minha máquina fotográfica, nem numa palavra.
Suécia e o seu Rali. Vou guardar as tuas cores... Vou guardar comigo... As fotos eu vou deixar na estante pra eu ter um dia melhor...
Aos amigos com quem partilhei esta aventura, ao povo acolhedor da Suécia a divertidos Fãs dos ralis de diferentes bandeiras e a todos que me acompanham;
um abraço
Paulo Pinto
Email: paulopinto74@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário