4h Do Estoril Do European Le Mans Series
Cartaz 2016
Fotógrafo | Paulo Pinto / paulopinto74.blogspot.com |
Tirado de | 2016-10-23 |
Categorias | Le Mans Series |
Evento | GP De Portugal |
Sub-evento | GT3/F4 Renault 2.0/Renault Sport Trophy |
Pista | Autódromo do Estoril |
2016 © Paulo Pinto
Eurocup Formula Renault 2.0
Eurocup Formula Renault 2.0
Fotos de Paulo Pinto - www.paulopinto74.blogspot.com
2016 © Paulo Pinto
Renault Sport Trophy
Fotos de Paulo Pinto - www.paulopinto74.blogspot.com
2016 © Paulo Pinto
Michelin GT3 Le Mans Cup
Fotos de Paulo Pinto - www.paulopinto74.blogspot.com
Fórmula Um Renault Históricos
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© 2016 Copyright Paulo Pinto
Renault Sport Trophy
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2016 © Paulo Pinto
Michelin GT3 Le Mans Cup
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Fórmula Um Renault Históricos
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© 2016 Copyright Paulo Pinto
Ecos vindos do mar que se ouvia o som dos motores...
TERÇA-FEIRA, 25 DE OUTUBRO DE 2016
Acordar num sábado, tomar o café. Pegar na prancha e ir na crista da onda até ao Autódromo do Estoril!
Não! Ainda não entrei em outra dimensão nem bati com a cabeça para começar a ver pilotos a onde há surfistas. É até concebível que isso ocorra desde o momento em que perca completamente a memória da viagem.
Bom, se na verdade o destino final era mesmo o Autódromo do Estoril com paragem obrigatória por Peniche na praia de Supertubos a onde decorria a etapa portuguesa do circuito mundial de surf.
Quis o mar não formar as ondas que o surf procura e a organização encontrou um outro 'point' para tentar prosseguir com a competição. Na nossa retina e objectiva ficou aquela considerável extensão de areal numa combinação única entre dunas que permitiu-nos para além de contemplar a natureza, contemplar o mar imponente que temos bem à nossa frente.
A viagem prosseguiu pela "Auto-Estrada do Surf" até ao que consideramos ser "a nossa praia", o Circuito do Estoril para a derradeira jornada do European Le Mans Series, as 4 Horas do Estoril. Aqui reinou o famoso espírito de festa das 24 Horas de Le Mans, como nunca me desloquei ao Circuit de la Sarthe vou acreditar que esse espírito foi mesmo recriado. Seria Le Mans e duraria 4 Horas.
Se o acesso livre às bancadas não foram razão mais que suficientes para os espectadores encherem por completo as bancadas da recta da meta (aqui não consegui evitar a tentação de traçar um paralelismo entre as duas realidades, o que vimos em Vila Real e esta) já o Paddock e o preço acessível parece ter atraído mais fãs e curiosos da modalidade.
No exterior fomos presenteados com uma panóplia de actividades, muito para além de uma corrida de automóveis. Espectaculares Formulas 1 de outros tempos da Renault, exposições do Museu do ar,da GNR, feira-automobilia entre outros...O adepto português e não só que gostam dos automóveis, compram miniaturas, revistas, "souvenirs" e, claro vão para a bancada assistir ás provas.
Neste regresso das provas de resistência a Portugal foram muitos os carros em pista, divididos em várias classes entre troféus monomarca e fórmulas - protótipos (LMP2) e GT (LMGTE e GT3 LMC)
Mulheres bonitas, o "ar", o "ambiente", o "cheiro"...
Na sala de imprensa dos louros, encaracolados e simpáticos jornalistas e foto-jornalista dos 4 cantos do mundo á glória das equipas, marcas e pilotos tão idolatradas por aqueles que me referi antes e, que apenas procuram um lugar na sala para o dia seguinte, na esperança ténue de que a alvorada do dia da corrida lhes traga a subida na classificação de quem desejam fazer manchete.
A experiência do 'pit-walk' no domingo são uma romaria para os mais "expert" ou... mais novatos. Carregados de cameras, listas de inscritos e com a inseparável "selfie", não deixam trabalhar ninguém em paz. Qualquer piloto que tenta repousar, mal abre um olho, vê cair-lhe em cima vinte papéis, e outras tantas esferográficas, para o tão ansiado autógrafo.
Olham-se os relógios, com ansiedade começa a contagem decrescente das 4 Horas e os aplausos misturam-se com a aquela sinfonia em "stereo" que vem da pista e que se faz entoar por demais quem está na bancada coberta.Por alguns momentos, o mundo exterior desaparece eclipsado pelas cores, sons e nervosismo.Tal como os surfistas os pilotos tem que superar seus medos e a natural tendência ao pânico.
Todos nós só temos que relaxar e acreditar que a mente domina o problema.
Motivos de interesse não faltaram.
Já com saudades da prova e do circuito... pensa-se no próximo ano na próxima festa.
Sala de imprensa do Autódromo do Estoril, Paulo Pinto e Luis Costa.
Especial agradecimento ao Stand JC Automóveis pela confortável viatura ao nosso dispor.
Hostel Cascais Cool pela simpatia e conforto com que nos receberam.
Cervejaria Eduardo da Parede pelo fantástico jantar de marisco e cerveja com que nos brindaram,
fica a promessa de voltar.
fica a promessa de voltar.
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