Cartaz 2016
Fotógrafo |
| |
Tirado em | 2016-12-11 | |
Categorias | Salão dos Campeões | |
Evento | Salão dos Campeões FPAK | |
Sub-evento | Exposição | |
Pista | Estoril |
© 2016 Copyright Paulo Pinto
Naquele dia em que acompanhei uma equipa ralis até á Gala dos Campeões.
Viagem com uma equipa Campeã de ralis,
sábado dia 10 Dezembro tive o privilégio de ser convidado a acompanhar a equipa de Nelas a um destino de gala, que envolveu toda a equipa. Logo á partida de Nelas já se podia adivinhar a intensa festa que durante todo o percurso permitiu um convívio descontraído e entrosamento entre todos em ambiente de grande festa e não era para menos.
A bordo daquele autocarro convertido em “autocarro da equipa” priorizando o bom humor entre os intervenientes sobre as "estórias" aventuras que ocorreram durante toda época...
Não sendo um novato no seio desta equipa passei com eles bons momentos para relatar algo do seu percurso.
Poucos minutos após sairmos de Nelas se aquela era a sensação de uma viagem mais tranquila do que as viagens que antecedem o inicio de uma qualquer prova. Numa travessia entre Nelas e Estoril com paisagens das mais exuberantes do nosso país como são as da Região do Dão e da Linha do Estoril.
A minha conclusão é taxativa: aquela viagem não é para qualquer um, mas só para quem acaba de se sagrar Campeão e está a pouca distância do tão almejado troféu.
E, no entanto, a grande lição que retiro desta equipa NelaSport é que as suas aventuras e conquistas “ousadas” durante uma época podem ser para qualquer equipa, que seja, bem estruturada com um carro equilibrado de baixo custo (relativamente a muitas outras equipas com outros carros e orçamentos) neste desporto elitista que compõe o panorama atual dos nossos campeonatos nacionais de ralis sobre a chancela da FPAK. Esta é a raiz do sucesso.
Uma equipa aventureira que acima de tudo transporta para os troços de ralis a paixão em comum pelos ralis e conhecedora da modalidade capaz de ultrapassar obstáculos de diferentes tipos de provas, ou seja, protagonistas de uma história com a qual qualquer um se pode identificar.
Não são pilotos extraordinários, são pilotos comuns a fazer coisas extraordinárias.
Talvez a experiência adquirida nos ralis não seja a única palavra-chave do sucesso, embora seja crucial é o sonho que deu origem á conquista do Campeonato á classe.
Embora eles tenham construído uma imagem tão fortes de si mesmo não deixam de ser fãs e conhecedores do mundo de ralis, o que para mim considero importante. Mais do que apostar numa modalidade não para se dar a ela total disponibilidade profissional e com isso total dedicação porque se tem jeito mas também por paixão e seguimento do historial da modalidade.
A outra palavra-chave é a família. Mais que pelos laços de parentesco da maioria dos que iam a bordo do “autocarro da equipa”, pelo modo como encararam a viagem, a convivência, os amigos a equipa. Autocarro esse que lhes servia de festa podia parecer pequeno, mas só para quem não tivesse capacidade de vislumbrar o tamanho humano daquela equipa. Dimensão essa sem cercas que ía até onde a vista alcançava.
Chegados ao destino e logo junto dos jardins do casino do Estoril! ...vem-me logo á memória ainda que ténue de que foi ali numa pista improvisada que fiz a minha primeira corrida de karts “ecológicos”...a pedal.
Lamechas á parte passado é passado e eu não estava ali para reviver...
A dupla Campeã tinha á sua espera um merecido espetáculo e foram várias as celebridades que os esperava numa cerimónia de entrega de prémios.
Várias caras conhecidas do automobilismo estiveram reunidas numa cerimónia de entrega de prémios promovida pela FPAK. Nesta gala, esta dupla que, segundo o somatório dos pontos nos diversos campeonatos, estavam entre as melhores duplas de pilotos de ralis nacionais e regionais ali premiados. Como tal, todos os pilotos e convidados vestiram-se a rigor para a ocasião.
Chegou a hora de subirem ao palco da consagração e tanto ali como na disposição para tirar fotos ou aceder a entrevistas a linguagem usada por esta dupla agora com o “orgulhoso” troféu nas mãos foi a que caracteriza os Campeões, à qual só me ocorre chamar de “simpatiquês”.
Nesta viagem no qual agora relato, estabeleço um paralelismo entre o exterior: a da beleza do Estoril (e põe beleza nisso), e a do interior: o significado que terá aquele troféu para o piloto e co-piloto. Imagino eu, como cada setor de uma das muitas classificativas concluídas na liderança do grupo equivalesse a um obstáculo ultrapassado com mestria na carreira desportiva deles.
Os dois tipos de viagem exigem planeamento, resistência física, força de vontade, capacidade de sonhar.
São estas as conclusões que tirei, e valem para qualquer viagem.
Todos os dias é uma luta para por projetos de pé no nosso país do desporto automóvel, e portanto todos os premiados e vencedores desta época estão duplamente de parabéns, não só pelos seus desempenhos, mas também pela sua coragem em continuar.
Agradecimentos á Camara Municipal de Nelas pelo autocarro que pôs á nossa disposição e ao motorista pela sua disponibilidade e simpatia.
Á equipa Campeã NelaSport Campeões Gr.X1 do Campeonato de Ralis FPAK 2016. Um muito obrigado pelo convite.
Abraço a todos,
Paulo Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário